domingo, 13 de junho de 2010

Filosofia - Segundo Bimestre

SLIDES

Para quem ainda não tem, segue o link para fazer o download dos Slides do professor Felipe, com o conteúdo referente ao segundo período.

Lá já tem todo o "resuminho" da matéria...


http://www.4shared.com/document/jRsvtczG/Filosofia_2.html



11/06/10 - Comentários do Professor sobre redação "O homem como animal político"

1) Prova biológica – nós biologicamente (nossos corpos) “pedem” a vida politica
limitacoes – fragilidade dos corpos fisicos
aptidoes – linguagem e razão

2) Histórica

3) Prova-ética – já q a virtude significa liberdade/autarquia, e que nós vivemos em sociedade, a nossa liberdade plena exigirá a participação política ativa da vida coletiva.


Redação – O homem como animal político

O homem por ser dotado de razão e linguagem e ter certas limitações é inclinado à vida gregária. Uma vez estabelecida a coletividade, há uma tendência à organização política.
A forma mais primitiva da vida política é a família. Nela é que se consolida as relações comunitárias e de poder naturais. Observa-se esses princípios naturais nos relacionamentos entre marido e mulher, pais e filhos, familiares e servos.
Com a organização dos cultos comuns, as família passam a relacionar-se entre sí, surgindo as aldeias dotadas de uma administração primitiva da justiça, não desfrutando da existência de leis e de uma autoridade, mas já conduzida por arbitros.
Nas aldeias, estabelece-se uma relação de amizade entre as famílias, que passam a desejar o bem comum, o que resulta na criação da unidade política caracterizando a formação das “polis”.
Partindo do princípio de que virtude significa liberdade/autarquia, e que nós vivemos em sociedade, a nossa liberdade plena exigirá a participação política ativa da vida coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário